Algumas vezes na vida, permanecemos em um projeto que está dando errado por muito tempo, pensando que vamos ter sucesso com ele no futuro.
Muitas vezes na vida, sofremos as consequências da procrastinação. Outras tantas vezes, permanecemos em um projeto que está dando errado por muito tempo, pensando que vamos acabar tendo sucesso com ele no futuro.
Porém, podemos enfrentar grandes desafios do ponto de vista pessoal ou profissional, se ultrapassarmos o ponto onde não há mais retorno.
Um bom exemplo de projeto com prazo específico para ter sucesso é o lançamento de um foguete, ou de um ônibus espacial.
Não existe margem para erros ou para a procrastinação
Existe um momento exato após a decolagem, em que a equipe toda precisa decidir se o veículo vai poder prosseguir a viagem com total segurança e com plenas chances de voltar.
Caso contrário, ele deverá retornar para a base onde foi lançado, ou até mesmo sofrer alguma medida mais radical.
Na aviação, durante a decolagem de um avião, também existe um momento à partir do qual a decolagem não pode mais ser abortada.
Em todos esses casos, nesses momentos específicos, não existe margem para a procrastinação, adivinhação, experiências ou a lei da atração.
A decisão tem que ser tomada, esteja certa ou errada.
De qualquer maneira, na nossa vida pessoal ou profissional também costumamos lidar com alguns tipos de projeto parecidos com o lançamento de um veículo espacial.
Nesse tipo de projeto, nós só vamos enxergar resultados no longo prazo, de forma que no momento atual nós ainda não temos nenhuma certeza de que vamos conseguir alcançá-los.
Mesmo assim, temos que permanecer firmes no propósito, se quisermos saber no final se deu certo ou não.
Porém, muitas vezes ficamos indecisos sobre o momento certo de abortar a missão, ou sobre o que fazer quando chegarmos nesse ponto.
Muitas vezes, é melhor se afastar de algumas coisas, mesmo se ainda não estiver no momento certo, do que percorrer todo o caminho e depois perder tudo no final.
Então, aqui estão algumas dicas para evitar problemas futuros com algum projeto:
1) Seja ousado, mas mantenha os pés no chão e a cabeça no lugar.
Procure manter um equilíbrio entre o risco de enfrentar novos desafios, com a razão e a lógica por trás desses riscos.
2) Planeje tudo antes de executar o projeto.
Reserve um tempo para planejar quais são os seus objetivos, bem como todos os recursos e os conhecimentos que você vai precisar para realizar o trabalho.
3) Meça sempre o progresso das suas ações.
Esta é uma das melhores maneiras de se combater a procrastinação.
Se chegar à conclusão de que o que foi executado está muito aquém do previsto, talvez você tenha que revisar o planejamento.
Ou talvez tenha chegado a hora de você desistir, para dar lugar a outro trabalho mais apropriado.
4) Execute o seu projeto, mas fique atento a todas as chances de sair ou de desistir.
Se a coisa que você está fazendo é obscura, e não parece ser algo bom para você ou para os outros, afaste-se com convicção.
E para a sua auto proteção, se achar necessário, não avise nada a ninguém que possa impedir você de voltar atrás no seu projeto.
Muitas vezes é melhor tomar as suas decisões sozinho do que comunicar aos outros e continuar insistindo no projeto errado.
Deixe um comentário