A empresa simplesmente cresceu muito rápido, com uma forma de trabalho bastante diferente e inovadora, e por isso chamou muita atenção do governo americano.
Que esta organização, também conhecida como Zeekler, sabia exatamente como ter sucesso no marketing de rede, não é nenhuma novidade.
E isso é um fato!
Mas quem trabalha com marketing multinível, geralmente conhece os riscos relacionados com esse tipo de empresa.
Além de ver tudo que está por trás desse acontecimento, você também vai conhecer a história de uma empresa que mudou completamente os rumos desse setor, enquanto estava sendo investigada, principalmente porque os distribuidores continuavam a receber pagamentos.
Riscos das empresas de marketing multinível
Por falar em riscos, até mesmo a caderneta de poupança, que sempre foi considerada totalmente segura, deixou de ser durante o governo Collor.
Quem ainda se lembra que na época, o presidente mandou confiscar o dinheiro da caderneta de poupança de toda a população?
Muita gente se lembra, ou já ouviu falar nisso, mesmo quem não conhece quase nada sobre marketing na internet, não é mesmo?
Como podemos ver, principalmente nas fontes de informação americanas, algumas já traduzidas para o português, o órgão SEC do governo americano que interditou a Zeek Rewards, agiu de forma extremamente precipitada, e sem nenhum fundamento das acusações que foram feitas à empresa.
Após investigar a empresa, e somente depois de tê-la fechado, o órgão SEC descobriu que os advogados que defendiam a Zeek Rewards estavam cumprindo todas as exigências do governo americano.
Eles admitem inclusive, que a ordem para a empresa ter sido fechada foi assinada por um juiz que nada entende de economia, e que agiu às cegas mandando interditar a empresa, multar o seu fundador e afastar dele todo o poder, não deixando nem a hipótese de se defender das acusações.
Investigação
Agora, com o andamento das investigações, surgem boatos que a saída mais provável que o órgão vem encontrando para corrigir o erro cometido, seria devolver a Zeek Rewards para os antigos donos.
Desta forma, os afiliados que estavam recebendo corretamente os seus respectivos bônus, teriam a chance de continuar tendo a remuneração pelo trabalho que vinham realizando, e tudo supostamente voltaria ao normal.
Mas os antigos afiliados da Zeek Rewards não devem alimentar esperanças de que isso vai realmente acontecer, e se acontecer não sabemos quando isso se tornaria uma realidade.
A questão principal é que o órgão americano SEC tomou a atitude que achou que era certa, mas pela primeira vez se deparou com uma empresa onde estavam todos os afiliados satisfeitos e ganhando todos os dias o dinheiro gerado pelo negócio.
Agora que isso aconteceu, sem nenhuma chance de defesa para a Zeek Rewards, e mesmo que ela estivesse cumprindo todas as exigências legais, muitos candidatos a distribuidores, afiliados, divulgadores de muitas outras empresas de marketing multinível que existem no mercado, estão com receio de que esta mesma atitude volte a acontecer com qualquer outra empresa que eles estejam pretendendo participar.
Em parte é verdade, pois sabemos que isso realmente pode acontecer com qualquer empresa que o governo americano queira escolher, independentemente dela operar com o sistema binário, ou com qualquer outro plano de remuneração.
Porém, se atitudes como estas continuarem acontecendo, ou seja, empresas sendo fechadas por juízes que nada entendem de economia, sem serem julgadas, sem serem condenadas e sem a chance de defesa, então o caos estará formado e nenhuma empresa de marketing multinível do mundo estará segura.
Será o fim das empresas de marketing multinível e das vendas diretas?
Isso abriria um grande precedente para o governo poder fechar qualquer tipo de empresa de marketing multinível, de vendas diretas, ou corporações em quaisquer outros setores que tenham atividades lucrativas.
Se essa ditadura governamental americana continuar, então daqui a alguns mêses não existirão mais empresas como Herbalife, Amay, MonaVie, Organo Gold, Mary Key, Avon, Natura, Forever Living, Belcorp e tantas outras.
Esperamos que este faroeste acabe, e que as empresas suspeitas de esquema Ponzi, Pirâmide, ou qualquer outro nome, sejam investigadas primeiro e tenham a chance de se defender.
Caso seja comprovado que a empresa realmente é ilícita, então deve ser condenada na justiça, assim como acontece com qualquer outro tipo de investigação criminal.
Pois do contrário, não poderíamos mais garantir a permanência de nenhuma empresa de marketing multinível nesse momento, e qualquer outro tipo de negócio também seria inseguro de agora em diante.
Quem realmente quiser tentar ganhar algum dinheiro com o marketing multinível, deve estar consciente de todos os riscos que está correndo, qualquer que seja a oportunidade.
Porquê este parece ser o segundo terremoto no Marketing Multinível?
É que desde a década de 1980, uma situação dessas não vinha acontecendo.
O primeiro terremoto do governo americano contra o marketing multinível atingiu o seu epicentro na empresa que mais crescia na época.
Era a famosa investigação da Amway, que a maioria dos profissionais do setor já conhecem.
A investigação feita na época pelo FTC – Federal Trade Comission no entanto, concluiu que a Amway não tinha nenhuma culpa, e que o Marketing Multinível era uma forma legítima de comercialização de produtos, como todo mundo já sabe hoje.
Porém, a empresa teve plenos direitos de se defender, e ainda contou com o apoio dos distribuidores que estavam felizes e satisfeitos pelos cheques que continuavam a receber.
Tudo isso acabou ajudando a regulamentar o setor, para que todas as empresas que viessem em seguida cumprissem o chamado “Regulamento da Amway”.
Regulamento da Amway
Desta vez, um segundo terremoto atingiu uma outra empresa que crescia a passos largos, numa forma de trabalho completamente nova, porém não foi da mesma forma que aconteceu com a Amway.
A Zeek Rewards foi literalmente tomada dos seus proprietários, sem nenhuma chance de defesa, e sem a possibilidade do dinheiro ser devolvido aos afiliados, pois agora está com o órgão que fez essa interdição.
Mas podemos concluir que todas as outras empresas de marketing multinível, de agora em diante, correm o risco de enfrentar o mesmo problema?
Claro que se o órgão continuar agindo desta forma, será a volta do “bang bang” exatamente como ocorria no velho oeste americano.
No duelo, por exemplo, o primeiro que levava o tiro, era quem demorava mais tempo para sacar a arma da cintura.
E nos tiroteios, atirava-se em qualquer direção, acertando quem não tinha nada a ver com a história.
Pelo menos agora, temos uma indústria forte e consolidada e sabemos exatamente o que é mmn.
É um setor com grandes empresas associadas a grandes entidades, sendo que muitas delas seguem à risca o “Regulamento da Amway”, o que poderia dificultar o órgão SEC de agir da mesma forma com qualquer outra empresa.
Então, até que o SEC crie um novo regulamento baseado nesta nova experiência que está tendo com a Zeek Rewards, não deveria interditar as empresas de marketing multinível de forma precipitada e arbitrária, justamente para evitar um verdadeiro caos e a extinção total da espécie de comércio que mais cresce no mundo todo.