Se você leu o post anterior “Produtividade: Ganhe 10 Horas de Tempo Adicional Cada Semana” e assistiu o primeiro vídeo desta pequena série sobre produtividade, então já aprendeu a liberar pelo menos 5 a 10 horas da sua semana.
E você aprendeu a fazer isso com um levantamento por escrito que lhe permitiu descobrir que tarefas ocupavam a maior parte do seu tempo, e que agora podem ser feitas de uma maneira melhor e mais bem planejada.
Mas será que tem algum outro problema no seu dia a dia que pode estar prejudicando seriamente a sua produtividade?
Tem, e eu vou dizer agora que problema é este.
São as distrações e interrupções!!!
Assista o vídeo 2 Sobre Produtividade:
Você já pensou quanto tempo perde diariamente por interromper as atividades produtivas com as interrupções e distrações?
Pois saiba que elas também estão ai o tempo todo, e você também pode evitá-las.
E agora então vem a minha segunda dica:
Como eliminar as distrações e interrupções:
As anotações que você fez com base na dica do post anterior, detectaram tarefas úteis que você realiza, mas que levam muito mais tempo para serem feitas do que poderiam, caso você fosse mais concentrado, ou utilizasse um método melhor para fazer as mesmas tarefas.
Mas além de detectar tarefas que podem ser melhoradas, as suas anotações também vão permitir que você descubra quantas vezes parou de trabalhar nos seus projetos principais para se distrair com coisas inúteis.
Ou então você conseguiu descobrir quantas vezes foi interrompido por várias distrações de natureza bem diferente uma da outra.
Se você trabalha num escritório, por exemplo, então já sabe que o problema das interrupções é bastante significativo no seu dia a dia.
Mas se você trabalha em casa, então a distração pode ser um problema muito maior para você.
Então a dica de hoje é:
Descubra o tempo que você está desperdiçando com as distrações e interrupções de mesma natureza, e agrupe todas elas em um único bloco de tempo.
Quando uma tarefa é feita uma única vez por dia, o tempo gasto é muito menor do que se você estivesse realizando a mesma tarefa várias vezes por dia.
Veja alguns exemplos de interrupção ou distração que poderiam ser agrupadas:
- O tempo que você gasta nas mídias sociais visitando o Facebook, o Twitter, ou o Linkedin várias vezes por dia é muito maior do que se você fizesse isso uma única vez por dia.
- O tempo que você gasta lendo e respondendo emails também seria muito mais produtivo se você o fizesse uma única vez por dia, em vez de deixá-lo aberto o tempo todo.
- Ou o tempo que você está desperdiçando ao visitar sites ou assistindo vídeos nem se compara com o resultado que você teria se estivesse trabalhando no seu próximo produto, ou atendendo o seu maior cliente.
Então agora você percebeu que para eliminar as distrações ou interrupções, basta agrupá-las, de forma que elas sejam feitas apenas uma vez por dia, ou até mesmo uma vez por semana.
Com isso, você também vai ser capaz de ganhar pelo menos mais 5 ou 10 horas todas as semanas, e poderá usar esse tempo para tarefas muito mais importantes.
No entanto, você agora deve estar com a seguinte dúvida:
O que vai acontecer depois que você conseguir recuperar o tempo que desperdiçava com as interrupções ou distrações?
Será que você vai mesmo conseguir substituir esse bloco de tempo por tarefas de altíssima produtividade?
Ou será que você novamente vai colocar coisas inúteis no tempo que está sobrando, para poder ocupá-lo novamente com tarefas improdutivas?
A resposta eu vou dar no próximo post com a terceira dica desta série sobre como aumentar a produtividade, eliminando interrupções e distrações.
Entenda os benefícios da produtividade positiva na sua vida lendo esse post.