O problema que nós repetidamente ouvimos as pessoas e empresas dizendo o seguinte:
Nós não estamos conseguindo produzir conteúdo suficiente para vender todos os dias e gerar lucro.
Eles reclamam que não têm nem o tempo, habilidade, técnicas adequadas ou até mesmo ideias.
Nesse artigo, eu vou mostrar como você pode conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais com base na produção de conteúdo.
Ou seja, você vai aprender a atrair mais leitores, visitantes, leads e principalmente, vendas com o texto que você já produz normalmente.
Mas antes de revelar os detalhes, pense um pouco sobre isso.
As pessoas que reclamam que não estão vendendo ou lucrando com o seu conteúdo, são as mesmas pessoas que escrevem uma tonelada de texto por ano apenas em mensagens de e-mail, whatsapp ou redes sociais.
Se você escreveu, ou respondeu apenas 10 emails por dia, as chances são de que você escreve o equivalente a um, dois, ou até mais de três livros a cada ano.
Além disso, você precisa considerar as mensagens de texto e as postagens nas mídias sociais que você escreve.
Imagine a quantidade de texto que você já produz diariamente, simplesmente escrevendo ou respondendo as suas mensagens de Whatsapp, Telegram, postando mensagens no Instagram, Google+, Facebook, ou respondendo DMs (direct messages) no Insta ou Twitter.
Mesmo que você só escreva um Tweet, ou uma menção no Facebook por dia, isso equivale a cerca de 6.000 palavras por ano.
Não estou dizendo que você está exatamente nestas redes. Mas se você usa celular ou internet, em algum lugar você produz muito texto, todos os dias.
Eu nem preciso lembrar que, se você possui um blog, site ou ecommerce, a situação é ainda mais delicada.
Talvez você esteja produzindo muito texto todos os dias, mas não está conseguindo atrair visitantes, leitores, leads e principalmente, clientes.
Nunca na história da humanidade as pessoas escreveram tanto conteúdo.
Escrevemos mais a cada mês agora, do que as pessoas faziam nas suas vidas inteiras a apenas 20 anos atrás.
Isso tudo, porque estamos quase o tempo todo acessando os nossos smartphones, Tablets, computadores e outros dispositivos, quase sempre conectados à internet.
No entanto, as mesmas pessoas que estão agora escrevendo volumes de material a cada mês, são as que dizem:
- O meu site ou blog não está vendendo tão bem quanto eu esperava dele.
- A minha loja virtual, ou ecommerce, não está gerando vendas todos os dias.
- O meu lucro está diminuindo e eu não sei mais o que escrever para conseguir atrair mais leads para a minha lista de emails.
- Crio muitas poesias, todos os dias, mas ninguém encontra o meu blog na internet para ler tudo que eu escrevo.
- Eu não tenho tempo para escrever conteúdo.
- Não posso escrever.
- Eu não tenho qualquer ideia sobre o que escrever”.
- Se isso fosse realmente verdade, então como é que eles conseguem fazer tanta coisa escrita?
O verdadeiro problema, é que alguns elementos de escrita na nossa vida diária tornaram-se rotina.
Por exemplo, você pode muito bem começar o dia verificando a sua caixa de entrada de email e responder várias mensagens.
Muitas pessoas vão para as redes sociais à fim de ver as últimas informações e depois comentam e compartilham pelo resto do dia.
O problema é que, essas pessoas, que estão produzindo texto ativamente, fazem isso como parte de suas atividades diárias.
Mas nem sempre elas estão conseguindo gerar resultados com a produção de conteúdo.
Várias dessas pessoas nem consideram tão importante a produção de conteúdo para os seus negócios.
A questão não é que as pessoas não podem produzir conteúdo, mas sim, que eles não o fazem como parte da sua rotina e não sabem exatamente o que fazer para que esse texto produza os resultados desejados.
O email é parte da sua rotina, assim como as mídias sociais também são em muitos casos.
Mas e a produção de conteúdo para a internet?
Bem, para a maioria das pessoas e empresas que eu conheço, que não têm pessoal dedicado a fazer essa tarefa, isso é geralmente feito só quando sobra tempo.
Na maioria das vezes, significa que ele acaba não sendo feito dia nenhum.
Então, como lucrar com a produção de conteúdo?
Você pode produzir conteúdo para a internet, de modo que o seu negócio seja destaque no mundo online, qualquer que seja ele.
E você pode até realizar seus objetivos pessoais e profissionais por meio dos seus sites, blogs, ecommerce e redes sociais.
Veja à partir de agora algumas dicas fantásticas.
Imagine que você é um empresário ou um empreendedor que possui um site e as suas vendas não estão ocorrendo na quantidade que você poderia esperar para pagar todas as despesas e sobrar lucro.
Ou, quem sabe, as vendas do seu ecommerce não estão sendo estáveis, aumentando ou diminuindo as suas vendas sem controle, colocando a sua empresa em risco.
Pode ser também, que você seja um blogueiro, uma blogueira tentando ter sucesso como afiliado ou produtor de conteúdo online, mas não está conseguindo gerar leitores, leads para a sua lista de email ou vendas dos seus produtos ou cursos.
Ou alguém que cria poesias, dicas de maquiagem, culinária.
Quem sabe você é um coach, dentista, nutricionista, personal trainer e não consegue ninguém chegando ao seu consultório ou escritório.
Pode ser também que você seja um funcionário ansioso para fazer a diferença na sua empresa, e foi convocado para aumentar as vendas, mas nem sabe por onde começar.
Mas a verdade é que nessa mesma empresa, pode existir a oportunidade que você esperava de alavancar o site, blog institucional ou ecommerce, com pequenas melhorias no conteúdo que vão produzir excelentes resultados.
Agora imagine também, se você é um consultor, um freelancer, ou tem uma agência de marketing digital, mas não está conseguindo saber qual é a estrutura de produção de conteúdo que está funcionando bem nos dias de hoje, para que o seu site e o site dos seus clientes esteja bem posicionado no Google.
Para todos estes problemas, existe uma esperança.
Você pode melhorar a sua situação, atingir os seus objetivos e mudar completamente a sua vida, quando começar a dominar esse assunto.
Mas é preciso aprender a fazer isso da maneira correta, usando técnicas atualizadas e com a consistência necessária.
Você não vai conseguir gerar nenhum resultado, se publicar 10 textos em um dia e depois ficar um mês inteiro sem escrever nada.
Simplesmente faça com que essa atividade se torne parte da sua rotina diária.
- Defina um tempo para isso na sua agenda, e cumpra-o.
- Coloque-o, de preferência, em primeiro lugar na sua lista de tarefas.
- E não me diga que você não tem ideia sobre o que escrever.
Você tem muitas ideias sobre o conteúdo que escreve nos e-mails e sabe exatamente o que dizer nas redes sociais, simplesmente porque fez tudo isso como parte da sua rotina.
Então, se quiser apenas começar a ter mais ideias sobre o que fazer para qualquer forma de conteúdo, dê dicas sobre a sua própria experiência pessoal e mantenha uma rotina.
O importante é começar com autenticidade, sendo você mesmo, para se diferenciar dos outros escritores.
Mas com o passar do tempo, não vai ocorrer um aumento no número de visitantes e leitores e você nem vai conseguir vender mais, se não souber exatamente o que escrever para eles.
Você precisa considerar muitos fatores, como conhecer exatamente o seu público de compradores, escrever para o público certo, técnicas de copywriting, momento de compra de cada cliente, estrutura de palavras-chave, chamada para ação, e muito mais.
Não se aprende tudo da noite para o dia, e nem é preciso saber tudo isso para conseguir resultados rápidos.
Tudo que você precisa é de um conjunto de rotinas, passo a passo que já foram testadas e comprovadas e que geram resultados consistentes com o passar do tempo.
São coisas simples, que você deve fazer todos os dias, gastando pouquíssimo tempo, mas que produzem grandes resultados.