A geração de um lead (prospecto) para obter uma renda adicional, envolve uma série de etapas, passando pelo web design, blogs, PPC, planos de negócios, marketing, funil de vendas e pesquisa de mercado.
Por outro lado, temos as empresas que estão aptas a lhe entregar uma grande quantidade de leads, bastando você comprá-los para depois construir uma relação que pode acabar resultando em uma venda.
Porém, como em todas as coisas fáceis da vida, a compra de prospectos também tem os seus prós e contras.
E é justamente isso que nós vamos analisar à partir de agora.
Vamos supor que você venda um produto que lhe proporcione, digamos, R$ 1.000 de lucro em cada venda.
Se você deseja ganhar R$ 100.000 por ano em lucros, considerando somente a comercialização deste produto específico, então precisa realizar um total de 100 vendas neste mesmo período.
Caso decida gerar prospectos por conta própria, vamos supor que você consiga obter uma taxa de conversão próxima de 1%.
Isso significa que serão necessários 100 prospectos para cada venda efetuada do produto, e você precisará obter pelo menos 10.000 prospectos para atingir esta sua meta.
Nesse caso, você terá que configurar um completo funil de vendas na internet, composto por páginas de captura, ferramenta de autoresponder, modelos de email marketing, relacionamento com a lista, geração de tráfego, etc.
Agora vamos supor que você decidiu pela segunda opção, ou seja, comprar um lead, ao invés de gerá-lo por conta própria.
Como eles não foram gerados pelos seus próprios esforços, é comum que eles não sejam tão qualificados quanto os do primeiro grupo.
Em alguns casos, prospectos não qualificados convertem até 100 vezes menos do que prospectos qualificados.
Às vezes isso acontece pelo simples fato deles não terem chegado até você pelos caminhos corretos, ou seja, o opti-in ou o duplo opti-in.
Mas além disso, também costuma existir um elevado número de emails inválidos, spammers, robôs, etc.
Agora vamos voltar ao nosso exemplo.
Se os prospectos qualificados gerados por você mesmo proporcionam uma taxa de conversão de 100 leads por cada venda, aqueles que você comprar (e que não são qualificados) podem diminuir esta taxa para 1 venda a cada 10.000 prospectos.
Como o seu objetivo é atingir 100 vendas por ano, então vamos multiplicar esta quantidade pelo número de leads necessários por cada venda e facilmente obteremos 100 x 10.000 = 1.000.000.
Somando-se a isto o fato de que o lead comprado também pode sair mais caro do que aqueles que você mesmo gera, então temos uma diferença muito grande no preço final que você precisa estar disposto a pagar por eles.
Depois de medir o seus próprios números, você pode chegar à conclusão que gerar prospectos é a alternativa mais econômica.
Mas é claro que estamos lidando com um exemplo hipotético, e é você mesmo que precisa calcular os seus próprios números e determinar o que é melhor para o seu negócio.
Às vezes, quando você não tem equipe, conhecimento, ou tempo suficiente para gerar por conta própria, é melhor comprar os leads necessários para atingir as suas metas.
Mas em muitos casos, gerar clientes em potencial por conta própria costuma ser a opção que proporciona uma maior renda e lucros maiores para o seu negócio.
Portanto, se você tiver condições de construir a sua própria base de prospectos, configure o seu próprio funil de vendas para ter uma enorme vantagem competitiva.