Uma newsletter, é um informativo periódico, oferecido principalmente por email para uma lista de assinantes que se cadastraram para recebê-lo.
Estes boletins informativos periódicos recebem o nome de Newsletter.
Além de construir credibilidade, uma newsletter também permite que você possa capturar o nome e o email do seu visitante, para poder enviar futuras comunicações de marketing.
Ela também permite a você gerar confiança, o que é fundamental para o sucesso do seu negócio, tanto online como offline.
Porém, quando estiver criando uma nova newsletter, tenha em mente que ela deve ser centrada num conteúdo verdadeiramente útil.
Se utilizar o seu boletim simplesmente para empurrar produtos e serviços, os usuários vão começar a se descadastrar.
Com base nisso, você precisa focar no conteúdo, e não apenas em tentar vender, para criar uma newsletter de sucesso.
Um boletim não é o lugar ideal para se realizar uma venda, mas é um ótimo lugar para você iniciar um processo de pré-venda.
Por isso, deixe que o processo de venda seja feito em outro lugar, como uma loja virtual ou um site de vendas, por exemplo.
Do contrário, muitas pessoas podem começar a cancelar a assinatura.
Isso não quer dizer que você não pode vender nunca, mas é preciso ter cuidado com o equilíbrio entre conteúdo e promoção.
Uma boa regra é você publicar 80% de conteúdo útil e distribuir 20% de publicidade ao longo deste conteúdo.
Os seus assinantes estarão bem mais sensíveis às suas promoções, se receberem bastante conteúdo não-promocional e útil primeiro.
A maioria das empresas são criadas para vender produtos ou serviços, e não estão acostumadas a entregar conteúdo relevante que forneça valor à sua base de clientes.
Tenha esta informação em mente e passe a escrever conteúdo relevante, que não seja criado apenas para tentar vender alguma coisa.
Eu sei que isso pode parecer absurdo, mas quando se trata de um boletim informativo, o conteúdo é rei.
Quando estiver gerando conteúdo para a sua newsletter, não se esqueça também de adicionar alguns links apontando para o seu site, de forma que os leitores possam receber informações adicionais.
Se preferir, você também pode simplesmente resumir um artigo na sua mensagem e, em seguida, fornecer o link para que as pessoas possam ler o artigo completo no seu site.
Aqui estão algumas idéias de conteúdo que você pode publicar na sua newsletter:
1) Escreva um artigo sobre “como fazer”. Afinal, você é o especialista. Dê aos seus leitores um guia sobre como executar uma determinada tarefa específica.
2) Publique uma entrevista com alguém do seu ramo de atuação que seja considerado um especialista. Isso também ajuda a dar credibilidade à sua newsletter.
3) Escreva um editorial sobre algum tema importante no seu ramo atual.
4) Forneça resultado de pesquisas que dizem respeito ao seu tema. Podem ser pesquisas independentes, ou resultados de alguma pesquisa que você conduziu por conta própria.
5) Forneça links para artigos importantes em sua área. Seus clientes irão apreciar se você tiver o interesse deles em mente.
6) Publique resposta das perguntas que você recebe dos seus clientes. Se algum cliente tem uma questão em particular, outros também podem ter a mesma dúvida.
7) Forneça opiniões sobre produtos e recursos específicos em sua área, que sejam úteis e relevantes para os leitores.
8) Sinta-se à vontade para promover os seus produtos e serviços de vez em quando, mas certifique-se de incluir estas ofertas dentro de um conteúdo significativo e relevante.
9) Procure ser pessoal e ao mesmo tempo informal nas suas newsletters. É uma ótima maneira de ser autêntico e desenvolver relacionamentos sólidos com os seus assinantes.
10) E finalmente, não se preocupe em dar todo o seu bom conteúdo gratuitamente.
Procure ter consistência ao dar bom conteúdo, e você será recompensado com o passar do tempo.
À medida em que começar a aprender realmente como trabalhar pela internet com a sua newsletter, você vai desenvolver o hábito de dar valor aos seus leitores primeiro, para depois poder ganhar no futuro.
Lembre-se que o primeiro propósito da sua newsletter é construir e manter relacionamentos com os seus clientes e prospectos.