Se você produz algum tipo de conteúdo para se relacionar com os seus clientes e prospectos na internet, então vai adorar o que eu vou lhe mostrar hoje.
Se você deseja produzir algum tipo de conteúdo persuasivo para se relacionar com os seus clientes e prospectos na internet, então vai adorar o que eu vou lhe mostrar hoje.
Acredito que todo o conteúdo que você escreve online diariamente tem (ou pelo menos deveria ter) o objetivo de persuadir os seus prospectos a aceitarem o que você tem para oferecer.
Se você quer que o seu público compre algo de você, ou faça qualquer outra coisa que você sugere, a palavra escrita tem um grande impacto sobre o resultado final.
Para conseguir persuadir o seu público usando conteúdo em forma de texto, você deve seguir os seguintes passos:
1) Use a palavra “Porque”.
Os seus textos persuasivos sempre precisam fornecer respostas para os seus prospectos, para mostrar porquê eles devem tomar a ação que você espera deles.
Usar a palavra “porque” no seu conteúdo é uma forma muito poderosa de alcançar este objetivo.
2) Antecipe as objeções dos seus clientes em potencial.
Se o conteúdo persuasivo que você está criando tem a intenção de vender algum produto, serviço ou ideia, verifique se ele é capaz de abordar todas as possíveis objeções que os seus leitores podem levantar.
3) Encontre maneiras de incentivar os leitores a continuar lendo o seu conteúdo.
Gere curiosidade ao longo do seu texto, usando frases curtas como “Além do mais“, “Não apenas isso“, “Além disso” e “Mas aí vem a melhor parte …“.
Isso vai ajudar a manter os seus leitores interessados em chegar até o final da sua “copy”.
4) Acrescente algumas estatísticas para tornar o seu conteúdo persuasivo.
Adicionar estatísticas e informações no seu texto é uma ótima maneira de dar credibilidade ao seu conteúdo persuasivo.
No entanto, é importante que você investigue bem para não passar dados incorretos, o que poderia prejudicar seriamente a sua reputação.
5) Descreva somente os benefícios verdadeiros.
Citar os reais benefícios é uma maneira eficaz de se conectar com os desejos do seu leitor.
Tentar mostrar vantagens falsas e exageradas sobre a sua oferta pode acabar anulando as suas tentativas de persuasão.
6) Seja apaixonado pelo que você escreve.
Quanto mais você acreditar no produto ou ideia sobre o qual está escrevendo, mais ele vai se destacar através dos seus textos persuasivos.
Se você não está apaixonado pela oferta, então como vai conseguir motivar os leitores a tomarem qualquer tipo de ação?
7) Escreva como se fosse um leigo ou um principiante.
Você pode até ser um especialista no assunto que escreve.
Mas a grande maioria dos seus leitores podem não estar tão acostumados com ele ainda.
Portanto, é sempre bom assumir que o seu leitor não sabe nada sobre o assunto, e começar a escrever à partir do conteúdo básico.
8) Comunique-se com os dois lados do cérebro.
Encontre maneiras de incluir fatos, histórias e citações nos seus textos persuasivos para estimular o lado esquerdo e direito do cérebro do seu leitor.
Assim você estará combinando aspectos emocionais e lógicos, se tornando capaz de persuadir prospectos com variados comportamentos e diferentes momentos de decisão.
E para terminar, é importante que o seu conteúdo persuasivo não torne difícil a compra dos seus clientes potenciais desde o início.
Comece por educá-los, informá-los sobre a sua causa, e encontre formas de ajudá-los a resolver os seus problemas e as suas necessidades. Você vai começar a ter inúmeras ideias para abrir um negócio ou impulsionar cada vez mais o seu próprio empreendimento, quando estiver com a mente voltada para solucionar os problemas deles.
Ao se transformar numa fonte confiável de informações, o seu conteúdo será cada vez mais persuasivo com o passar do tempo.
E estas foram as 8 dicas de persuasão que você pode usar no seu site, blog, email, ou qualquer outro conteúdo de marketing para ajudar as pessoas a entenderem o seu ponto de vista rapidamente, e tomarem a ação que você deseja.
Deixe um comentário