Um autoresponder, portanto, é uma ferramenta capaz de enviar mensagens automáticas, quando alguém se cadastra em uma determinada lista de email.
Em um nível pessoal, é um recurso que não costuma ser muito necessário.
Mas numa empresa, você deve saber como fazer email usando um sistema de autoresponder, para poder demonstrar profissionalismo e pontualidade na relação com os seus clientes e prospectos.
Normalmente este sistema interage com o cliente de uma forma quase totalmente automatizada, e a resposta é dada o mais rápido possível, e com uma incrível precisão.
Porém, nos tempos atuais, um autoresponder pode promover, assim como também pode prejudicar um negócio.
Como fazer email marketing corretamente
Se usado corretamente, um autoresponder pode ser uma das armas mais poderosas de qualquer negócio.
Você pode usá-lo para enviar várias mensagens para o cliente, e até trazer tráfego para o seu site sem nenhum custo.
Além disso, você fica sabendo quais assinantes da sua lista estarão mais interessados em comprar os seus produtos, porque as estatísticas mostram que eles começaram a clicar mais nos links das suas mensagens promocionais.
Um autoresponder também permite que você envie futuras mensagens pré-programadas automaticamente, ou uma sequência quase infinita de emails.
E todos estes recursos podem ser usados para desenvolver um melhor relacionamento com os seus assinantes e potenciais clientes.
Portanto, se você tiver desenvolvido um bom relacionamento com a sua lista de contatos, eles estarão mais responsivos às suas campanhas promocionais.
A simples divulgação de um determinado produto pode criar um grande fluxo de dinheiro em um único dia.
Mas para chegar a este nível, você tem que ser consistente na entrega de conteúdo rico e de qualidade para os seus assinantes, para que eles fiquem ansiosos para receber os seus próximos emails, em vez de marcá-lo como um praticante de SPAM.
E quando você usa um autoresponder, um eficiente sistema de rastreamento e análise se encarrega de mostrar todos os detalhes da campanha.
Você fica sabendo em tempo real a taxa de abertura e a taxa de clique dos emails que enviou para os seus assinantes.
Esta função de análise ajuda a saber quantas pessoas abriram o email e quantos deles clicaram nos links fornecidos.
Isto lhe permite testar melhores linhas de assunto, e descobrir qual é o conteúdo de mensagem mais apropriado aos seus clientes e prospectos.
Portanto, o melhor uso de todos os recursos de um autoresponder vai ajudá-lo a aumentar os lucros do seu negócio online.