Como a otimização SEO e o Texto Âncora funcionam juntos? Search Engine Optimization, ou SEO, é um assunto bastante complexo que eu vou desvendar hoje.
Search Engine Optimization, ou otimização de sites para os mecanismos de busca, parece ser um assunto bastante complexo e assustador.
Além disso, as regras estão em constante mudança, pois o Google e outros motores de busca sempre tentam se livrar dos sites de baixa qualidade.
Embora você não possa controlar 100% a otimização SEO, certamente pode influenciar boa parte dos resultados usando um conjunto de palavras-chave cuidadosamente selecionadas.
Uma maneira de fazer isso é utilizar bem o texto âncora, que é o texto das palavras sublinhadas (links) que apontam para o seu site.
Texto Âncora x Otimização de Sites
Ninguém sabe ao certo tudo que rege os resultados de pesquisa, pois a fórmula exata é um segredo bem guardado.
Mas podemos saber o que está acontecendo através da análise dos resultados da pesquisa e como as mudanças estão ocorrendo ao longo do tempo.
Até pouco tempo atrás, o Google favorecia sites que tinham uma grande quantidade de texto âncora provenientes das palavras-chave principais do site.
Se um site recebia 100 backlinks, sendo que 90 deles continham as palavras-chave principais do site, este ficaria bem classificado para esta frase.
Mas atualmente, ter uma grande parte do texto âncora com a frase exata que você está querendo classificar pode até afetará negativamente os seus esforços de otimização SEO.
Quando os seus backlinks surgem de forma espontânea, uma infinidade de opções diferentes vão melhorar a otimização SEO:
- As suas palavras escolhidas.
- O nome do seu site.
- A URL do seu site.
- Frases como “clique aqui”, “mais informações” ou quaisquer outras chamadas para ação que aumentem as suas vendas online.
- Links que ainda não foram transformados em um link de hipertexto (isso acontece muitas vezes em fóruns mais antigos).
- Uma variedade de outras opções.
Se você parar para pensar, uma seleção de textos âncora diferentes são definitivamente mais naturais do que um link único para cada palavra específica.
Como se não bastasse, as pessoas não veriam muita utilidade em apenas um link apontando para a página principal do seu site.
Eles gostariam de encontrar links para uma página relevante, ou até mesmo uma imagem dentro do site.
Portanto, além de diversificar as descrições do texto âncora, você também deve apontar para uma variedade de páginas diferentes dentro do seu site.
Onde aprender mais sobre otimização de sites?
Se você quer aprender outras técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, acesse agora mesmo o meu outro artigo sobre marketing de conteúdo.
Na verdade você não precisa ficar obcecado sobre a mistura exata dos textos âncora que apontam para o seu site.
Mas procure manter as coisas tão naturais quanto possível para garantir que a otimização SEO e o texto âncora trabalhem perfeitamente juntos.
Deixe um comentário