Renda3.com

A Ciência da Produtividade e Eficiência em 4 Passos!

Nos dias atuais, onde a maioria das pessoas parecem estar cada vez mais ocupadas no dia-a-dia, é preciso falar sobre como elas podem aumentar a gestão do tempo, a eficiência e a produtividade.

Porém, ao invés de simplesmente fazer você baixar mais um aplicativo de gestão de tempo e acabar forçando você a trabalhar por horas e horas, como podemos usar a ciência para aumentar o potencial das nossas mentes?

A pergunta que não quer calar é a seguinte: Existe algum segredo para você ser mais produtivo?

A primeira coisa que você precisa levar em consideração é que somente a sua Força de Vontade não é o suficiente.

Na verdade, alguns estudos sugerem que a Força de Vontade é um uma fonte limitada de estímulos, que pode acabar não aumentando a eficiência e a produtividade com o passar do tempo.

Esse é um conceito conhecido como “esgotamento do ego”.

Então, ao invés da sua mente tentar convencer você a simplesmente se esforçar cada vez mais, eu recomendo uma abordagem mais metódica, que eu vou detalhar passo a passo à partir de agora:

Passo #1: Comece Já.

Isso pode parecer um pouco óbvio, mas estudos mostram que começar um projeto, ajuda as pessoas a superarem a maior barreira que elas tem para aumentar a eficiência e a produtividade.

Antes de começar, o nosso cérebro visualiza as tarefas mais difíceis que estão por vir e, ao invés disso, tenta simular um trabalho real focando em tarefas pequenas.

Felizmente, existe uma construção da mente conhecida como “Efeito Zeigarnik”, que compele humanos a terminar uma tarefa que eles já começaram.

O efeito Zeigarnik mostra que, quando nós não terminamos uma tarefa, nos sentimos desconfortáveis e temos maus pensamentos sobre isso. Então, simplesmente comece agora!

Passo #2: Gerencie o seu tempo.

Surpreendentemente, quando olhamos para a maioria dos grandes músicos ao redor do mundo, nós percebemos que eles não praticam necessariamente mais que outros, mas que praticam deliberadamente.

Isso acontece porque eles passam mais tempo focados nas tarefas mais difíceis e gastam suas energias em pequenos pacotes.

Ao invés de acabarem com seus esforços durante o dia inteiro, eles tem períodos de trabalho intenso seguidos de pausas.

Eles se baseiam em uma agenda disciplinada ao invés de confiar só na força de vontade.

Estudos descobriram que a maioria dos melhores violinistas do mundo geralmente seguem um regime de 20 minutos de pausa para cada 19 minutos de treino.

Algo bastante parecido é a Técnica de Pomodoro, que eu também já expliquei aqui nesse blog.

Mas é muito simples de você entender e colocar em prática.

Ao invés de manter um elevado gasto de energia, tentando trabalhar ininterruptamente durante um dia inteiro, faça pausas programadas entre as sessões, pois assim, o seu trabalho se torna bem mais efetivo.

Mas como você pode desenvolver a disciplina para seguir toda essa rotina?

Um componente importante é estabelecer um prazo limite para o seu projeto.

Passo #3: Plano de Ação com Data Limite.

Escreva um plano de ação, marque-o no seu calendário, com o dia exato em que deverá estar concluído e é bem mais provável que você vai acabar completando o seu projeto.

Além disso, crie uma tabela para documentar todo o seu progresso até concluir todas as tarefas.

Em uma coluna, escreva o período de tempo e na outra, as atividades que você completou ao longo do tempo.

Isso é mais ou menos parecido com a forma que as pessoas que estão fazendo dieta costumam documentar a comida que elas comeram ao longo do dia.

Escrever o seu progresso, permite que você valorize realisticamente o seu trabalho, ao invés de simplesmente assumir, sem saber, que você terminou as suas tarefas.

Além disso, documentar o seu trabalho ajuda a evitar pequenas tarefas inúteis.

E finalmente, pare de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Passo #4: Foco.

Isso pode fazer parecer que você está cumprindo mais tarefas, mas estudos mostram que pessoas que fazem isso são muito menos produtivos.

Ao invés disso, todas as noites, faça uma lista das tarefas que você quer cumprir no dia seguinte.

Dessa forma, você segue a sua lista de tarefas e evita tentar fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Um outro ponto importante é você dividir as suas grandes tarefas em outras menores.

O seu cérebro vai achar isso menos assustador e vai fazer com que o processo inicial seja bem mais fácil.

Com um objetivo específico e um plano de ação documentado, o seu nível de eficiência e produtividade podem chegar a novos patamares.

Sair da versão mobile