Chegando de um fim de semana bastante divertido, eu gostaria de dar conselhos e fazer alguns agradecimentos sobre os comentários que o blog teve recentemente!
Após um fim de semana bastante divertido, eu gostaria de dar conselhos e fazer alguns agradecimentos sobre os comentários que o blog teve recentemente!
Mas antes dos conselhos e agradecimentos, eu não poderia deixar de mencionar que acabei de dar algumas pedaladas na minha bike, indo para lugares bem distantes.
E não tem muitas coisas tão desafiadoras, e que tragam uma recompensa tão grande quanto você superar mais uma vez os seus próprios limites, seja no ponto de vista pessoal, ou profissional.
Porém, algo que consegue ser igualmente recompensador e merece agradecimentos, é quando o seu trabalho está sendo reconhecido, e você percebe que está ajudando e enriquecendo a vida das pessoas.
No caso específico deste artigo, estou me referindo a alguns comentários que eu recebi nestes últimos dias, e que me deixaram bastante entusiasmado.
Eles são a prova definitiva de que os conhecimentos que eu venho compartilhando, e os cursos e demais recursos que eu venho recomendando estão sendo úteis, e vem ajudando esta comunidade de novos empreendedores online.
Veja alguns destes comentários.
Comentários #1 e #2, sobre o post “Como ganhar dinheiro investindo pouco em cursos de afiliados“:
Comentários #3 e #4, sobre o post “Curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas: Análise Sincera!“:
Meus agradecimentos por todos os comentários, elogios e incentivos.
Mas agora que já falei sobre o que eu penso sobre eles, vamos discutir também sobre alguns conselhos que eu gostaria de lhe passar sobre esse assunto.
Em primeiro lugar, quero responder uma dúvida comum sobre a aprovação dos comentários.
“O que é melhor fazer à respeito dos comentários, devemos moderá-los ou não?”.
Como eu já mencionei em outros artigos, é melhor você configurar o blog para que você tenha que aprovar todos os comentários.
Desta forma, você vai ter a oportunidade de moderar, e até corrigir alguns detalhes, antes de publicá-los.
Mesmo que você passe um fim de semana pedalando ou realizando qualquer outra tarefa prazerosa, e não possa ver e aprovar imediatamente comentários bons como estes, a moderação manual é a melhor escolha que você pode fazer.
Quer um bom exemplo?
Um dos outros blogs que eu possuo fala sobre notícias e entretenimento.
Alguns dos artigos atraem tantos comentários, que muita gente acaba deixando endereços, telefones, e até outros dados pessoais sigilosos.
Já pensou o que poderia acontecer se eu não moderasse ou editasse estes comentários antes de publicar?
Outra coisa que eu não costumo aprovar, são comentários que possuem links.
E eu faço isso por um motivo bem simples.
Comentários com links atraem comentários com links, que atraem comentários com SPAM, que atraem comentários com propagandas, e assim por diante.
É melhor ser um pouco duro nas escolhas, mas a sua seção de comentários realmente será capaz de ajudar as pessoas que estão dando um feedback, após terem lido o seu conteúdo.
Claro que muitas vezes também acabam chegando elogios, e isso é maravilhoso.
Mas, na maioria das vezes, o objetivo principal é ter um espaço para interação entre quem lê e quem escreve.
Quando isso ocorre, você pode usar esta área de interação para responder dúvidas, ou até tirar ideias para novos posts e até mesmo para descobrir o que vender para ganhar dinheiro.
Num estágio mais avançado, você também pode usar este feedback como fonte de inspiração para criar novos cursos, palestras e seminários que irão ajudar centenas ou milhares de pessoas de uma só vez.
Portanto, se você gostou desse artigo, não deixe de seguir a dica que eu passei sobre a moderação de comentários no seu blog.
Deixe um comentário