A sua primeira visita em uma conta do Google Analytics pode ser realmente bastante assustadora. Tem tantas coisas para ver e ajustar lá dentro.
A sua primeira visita em uma conta do Google Analytics pode ser realmente bastante assustadora.
Tem tantas coisas para você ver, e tantas maneiras diferentes de ajustar os dados, que descobrir quais são as métricas mais importantes por conta própria pode ser uma tarefa impossível.
Mas a verdade é que você é a única pessoa que pode decidir quais são métricas e relatórios do Google Analytics mais importantes para o seu negócio.
E você vai ter que acabar descobrindo isso com o passar do tempo.
Porém, você pode ir diretamente para os dados mais úteis do Google Analytics, mesmo se for um novato.
Eu vou compartilhar as três principais métricas que você deve acompanhar no Google Analytics:
1) Visão geral do público-alvo (este é o primeiro relatório que você encontra no Google Analytics).
Descobrir como o seu site ou blog está sendo frequentado, e usar esse conhecimento para torná-lo melhor, começa com o visitante.
Com estas métricas do Google Analytics você vai descobrir quem está chegando no seu site, quanto tempo eles gastam no site e em cada página, e quantas páginas eles visitam antes de sair ou de comprar.
Uma grande novidade com relação à isso é o relatório interativo que mostra o “Fluxo dos Visitantes”.
Vale à pena dar uma olhada.
Também é importante lembrar que se você conseguir diminuir a taxa de “Novos Visitantes” com o passar do tempo, não é nada ruim.
Isso é apenas um sinal de que os “Visitantes Recorrentes” estão gostando do seu conteúdo, e continuam voltando para ler mais nos dias seguintes.
Todas estas informações podem ser valiosas para que você possa melhorar o conteúdo ou o processo de vendas.
No relatório “Visão geral de visitantes”, você pode ver dados instantâneos sobre o seu site ao longo de um determinado período de tempo.
Eu sempre gosto de ver principalmente as quatro métricas abaixo, neste primeiro relatório do Google Analytics:
- Número de visitantes únicos
- Páginas por visita
- Tempo médio no site
- A taxa de rejeição
No canto superior direito, eu também abro a seta relacionada com o período de datas, e marco a “caixa de opção” para comparar o mês atual com o mês anterior.
Estes dados vão lhe ajudar a descobrir quem são, e qual é o comportamento dos seus visitantes.
Vamos supor que você implementou algumas mudanças no site pensando que iriam ajudar, mas descobriu que elas provocaram uma queda de tráfego, ou uma elevação forte na taxa de rejeição.
Nesse caso, você pode usar o Google Analytics para ver isso à tempo, e corrigir rapidamente.
2) Aquisição (Fontes de Tráfego).
Esta é outra métrica extremamente importante fornecida pelo Google Analytics.
Neste relatório você pode descobrir de onde a maior parte do seu tráfego vem.
Com ele você vai descobrir se a maioria dos visitantes vem das pesquisas orgânicas, da publicidade paga, da digitação direta do endereço, ou até mesmo das mídias sociais.
À partir desses dados você pode implementar mudanças na otimização, conseguir classificações mais altas nas buscas orgânicas, e assim poder diminuir a sua publicidade paga.
No entanto, diminua o seu orçamento PPC com cuidado, pois nem sempre é uma boa ideia ficar dependendo somente do tráfego orgânico.
O relatório “Fontes de tráfego” é a página inicial onde você pode ter uma visão sobre como as pessoas encontram o seu site.
É muito importante prestar atenção no gráfico de pizza que você vê perto do topo da página de apresentação do Google Analytics.
O ideal é você procurar manter um equilíbrio entre pesquisa, tráfego direto, referência e mídias sociais.
Vamos supor que quase 100% do seu tráfego esteja vindo das buscas orgânicas, e o Google faz mais alguma mudança no algoritmo.
Nesse caso você pode perder muito dinheiro rapidamente.
Mas se as suas fontes de tráfego forem mais equilibrados, mesmo se ocorrer uma mudança no tráfego orgânico você não sentirá tanto, pois tem outras maneiras das pessoas chegarem até o seu site.
3) Comportamento.
As métricas dos usuários nas suas páginas de destino são fundamentais para que você possa entender se a informação que está oferecendo é uma solução para as necessidades dos seus visitantes.
Você pode melhorar as páginas de destino para ajudar os visitantes a conseguirem o que estão procurando através da navegação no seu site.
Altas taxas de rejeição nas páginas de destino para a publicidade paga significam que você precisa melhorar a experiência para o usuário.
Você pode estar tendo um custo por clique mais elevado, porque o índice de qualidade no Google AdWords é muito importante.
Portanto, é importante observar o comportamento de todo o tráfego na sua página de destino.
Se o tráfego da busca orgânica resulta numa alta taxa de rejeição, as ideias que você está tendo na otimização da página não coincidem necessariamente com o que o usuário pode estar procurando.
Elevados percentuais de saída, e altas taxas de retorno nas páginas de destino são ótimas métricas para você saber se o que tem feito é bom o suficiente, ou se precisa de ajuda.
Com uma enorme quantidade de informações, estes três relatórios do Google Analytics podem ajudá-lo a ter uma rápida visão geral, para poder aprofundar nas suas análises posteriormente.
Deixe um comentário